Aromatizadores para ambientes!

Quando chegamos em um ambiente perfumado logo pensamos em limpeza e aconchego, não é mesmo?

A história da aromatização vem desde muitos anos atrás,  seja para favorecer certas práticas, elevar energias, conquistar, celebrar e até mesmo para curar.

A prática continuou em nosso presente e uma forma de elevar energias em nosso ambiente é deixá-los perfumados e limpos. Ficar em ambientes com aromas agradáveis pode proporcionar sensações boas e positivas.

O uso de essências específicas para cada ambiente gera um clima de bem estar e de disposição.  Por isso, manter um ambiente perfumado traz tranquilidade até mesmo nas relações interpessoais.

Vamos conhecer os melhores aromas e os locais ideais para utilizá-los?

Local Ideal

É preciso estudar o ambiente antes de aromatizá-lo para ter certeza de que escolheu o aroma perfeito! Vamos conhecê-los?

Sala

A sala é um local de reunião de amigos e familiares. Para isso, o ideal são aromas cítricos como tangerina, limão, aromas de manjericão, hortelã-pimenta (combate o cheiro do tabaco), flor de laranjeira, garantindo bem-estar.

Quartos

Quartos devem ser locais calmos e de relaxamento, e os aromas ideais para isso são os de lavanda ou sândalo que remetem ao relaxamento. Em quartos de crianças o ideal são aromas próprios para tais,como frutas ou tutti frutti.

Se você quer apimentar o ambiente, os aromas de cravo e canela dão sensação de calor ao ambiente. Se o propósito é seduzir e criar um clima mais romântico ou exótico, os aromas de rosa, jasmim, néroli, cardamomo, patchouli e sândalo.

Cozinha

Na cozinha existem uma grande variedade de aromas devido aos temperos e, por conta disso, os ideias são aromas cítricos , como laranja, limão ou tangerina.

Banheiro

Banheiro é o ambiente da casa que deve transmitir maior sensação de limpeza. Os aromas ideias são os frescos e higienizadores  como  os de lavanda, gerânio e palmarosa.

Academia

Para quem tem academia em casa é recomendado aromas de alecrim pois remetem à sensação de relaxamento e energia.

Área externa

Em ambientes externos, o aconselhável é utilizar essências com funções repelentes. A mais indicada para este caso é a citronela.

É importante lembrar que essas essências já vêm misturadas com fixadores e, por isso, o cheiro é mais forte e permanece por mais tempo no local. Por conta disso é preciso ter cuidado para não exagerar na mistura de perfumes em um mesmo ambiente!

Como Aplicá-los

Existem diversas formas de aromatizantes que podemos usar em casa. Uma delas é em forma de incensos e velas que precisam ser queimados para soltar sua fragrância podendo durar alguns dias.

Os difusores e sprays são os escolhidos para quem quer deixá-los “sem supervisão”.  Os difusores são palitinhos  que  você os mergulha no perfume dentro do potinho de vidro e mantém a parte molhada para fora. Já os sprays são manuais e devem ser pressionados conforme sua necessidade.

Gostou da ideia?  Conheça mais alguns aromas e para o que servem:

Óleo Essencial de Alecrim: estimula a concentração e a memória. Ótimo para quem estuda na sala.

Óleo Essencial de Canela: estimulante, aquece o ambiente proporcionando interação entre as pessoas.

Óleo Essencial de Eucalipto: clareia as ideias e favorece a concentração.

Óleo Essencial de Ho leaf: promove o equilíbrio, acalma o nervosismo e estimula em casos de apatia.

Óleo Essencial de Mandarina: revitalizante e refrescante, propicia o bem-estar e a sensação de alegria.

Óleo Essencial de Laranja: clareia os pensamentos, alivia a tensão, favorece o positivismo e é reanimador, além de aromatizar com seu cheiro doce estimulando o apetite.

Óleo Essencial de Cardamomo: estimula o apetite é refrescante e revitalizante.

Óleo Essencial de Citronela: além de revitalizante ajuda a espantar os mosquitos.

Óleo Essencial de Cravo: estimulante e revitalizante, quando combinado com o óleo essencial de laranja ou limão é um ótimo repelente de insetos e formigas.

Óleo Essencial de Pimenta Negra: estimula o apetite e dá energia nos casos de frustração (caso o assado não dê certo)

Óleo Essencial de Pinho: antisséptico, desodorizante e desinfetante, o óleo deixa aquele aroma de “banheiro lavado”.

Óleo Essencial de Limão: antisséptico e bactericida, deixa o banheiro com um aroma refrescante.

Óleo Essencial de Tea Tree: antimicrobiano, desinfetante e antisséptico, o óleo é muito eficaz para acabar com bactérias, fungos e outros germes.

Óleo Essencial de Lavanda: calmante e sedativo, ótimo para ter uma boa noite de sono, já que também combate a insônia.

Óleo Essencial de Manjerona: misturado à Lavanda, é um ótimo relaxante e sedativo para combater a insônia.

Óleo Essencial de Camomila Romana: ótimo relaxante, ajuda a combater a ansiedade. Também alivia as preocupações, transmitindo paz.

Óleo Essencial de Canela: tem propriedades afrodisíacas, estimulando o sistema glandular e aquecendo o ambiente.

Óleo Essencial de Ylang-Ylang: afrodisíaco, é utilizado para ajudar nos problemas com impotência. Deixa um aroma doce, floral e exótico no ar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *