Como decorar sua casa no inverno

A época mais charmosa do ano chegou e não há nada melhor do que ornar a decoração da sua casa com as necessidades da estação. Conseguir um clima aconchegante e acolhedor para o seu lar é muito fácil e pode fazer do seu ambiente um porto seguro e convidativo para os dias mais frios.

Neste artigo, disponibilizaremos diversas ideias que possam lhe servir de inspiração para renovar sua casa.

 

 

O ideal é apostar em itens que tragam a ideia de conforto e proteção, objetos que sejam calorosos e que tragam a sensação de alento ao ambiente.

Na correria do dia a dia e com a agitação de nossas rotinas, o momento mais esperado é quando se pode chegar em casa e relaxar. Em temperaturas mais baixas esta vontade se acentua ainda mais, pois temos a necessidade de “escapar” do frio e nos aconchegar no abrigo que é o nosso lar.

O uso de mantas, almofadas, tapetes e puff’s pode ajudar muito a compor uma decoração que acompanhe as necessidades desta época de inverno e fazer com que o seu lar seja este abrigo ideal.

Falaremos um pouco sobre cada um desses itens e como sintonizá-los com todos os outros que você já possui para evitar ambientes muito sóbrios e sem-graça.

 

Mantas

A manta é um dos itens mais versáteis da decoração, seja para espantar o friozinho em uma manhã gelada ou simplesmente deixar o sofá mais chique. Ela dá o tom do décor a sala, além de acrescentar cor e calor ao ambiente.

Colocadas sobre o sofá, sobre a poltrona ou até mesmo sobre a cama, elas são um detalhe a mais capaz de trazer elegância e conforto ao mesmo tempo. Não importa se o material for simples, geralmente as mantas são bem levinhas e sempre trarão esse tom de charme e aconchego.

O uso das mantas pode se tornar algo divertido, pois você pode “brincar” com a decoração.

Se o cômodo tiver um estilo mais contido em tons pastéis por exemplo, você pode fazer uso de mantas estampadas e mais coloridas. Já em um ambiente mais extrovertido e com cores mais acentuadas, o indicado são as mantas branquinhas, beges ou pretas, pois dão um destaque bacana ao local.

O ideal também é que a manta seja de um tecido diferente do seu sofá ou cama, pois isso adiciona uma textura a mais. Fibras naturais como algodão, linho, lã e seda por exemplo, são absorventes, ou seja, trazem conforto, absorvem a umidade e retêm o calor.

Uma excelente dica é usá-las sobre a cama, pois dessa forma, caso você queira apenas deitar um pouco para relaxar, não precisa desarrumar nada.

 

 

 

Tapetes

Tapetes felpudos também são uma excelente opção, pois além de proteger do frio, ficam bem em qualquer ambiente sem deixar de lado o visual.

No momento da escolha das cores e dos materiais de que são feitos é preciso atentar ao bom gosto, para não fugir do estilo já composto no cômodo em que será colocado. É muito importante usar e abusar da criatividade, mas a harmonia entre os objetos e cores é essencial para que o ambiente não se torne pesado, afinal, aqui o que buscamos é a tranquilidade do inverno dentro da sua casa. Além disso, tapetes mal colocados trazem uma sensação de desleixo ao ambiente.

Podem ser utilizados como limitadores de ambiente, demonstrando visualmente onde começa e termina sua sala, por exemplo e a área onde se deve transitar ali. Sendo assim, os tapetes podem ser os grandes responsáveis por ampliar ou diminuir o seu espaço, conforme for o seu desejo.

Ambientes mais clássicos pedem tapetes quadrados, mas se você quiser ousar um pouco mais na decoração, tapetes redondos ou deslocados da composição dos móveis são uma excelente pedida e dão um toque personalizado ao local.

É muito interessante ter tipos variados de tapetes em sua casa, assim quando você enjoar do modelo que estiver usando, pode trocar e variar a decoração… aproveite que esta não é uma peça permanente e sempre lhe permitirá mudar !

Nos quartos com piso de madeira, cerâmica ou pedra, por exemplo a solução mais interessante é colocar um tapete retangular no sentido contrário ao da cama, de forma que ele fique sobrando nas laterais e na frente. Nos quartos com carpete, os especialistas recomendam não colocar tapete, pois o revestimento já cumpre esta função de aconchego.

E aqui estão algumas dicas para você: A manutenção dos tapetes varia conforme a matéria-prima de que é feito, mas existem alguns cuidados gerais. Não deixe o tapete exposto ao sol, pois as cores podem desbotar. Atenção também aos vasos de plantas por perto, pois a água pode escorrer e mofar o tecido. Um outro ponto importante, é não deixar juntar pó, pois as partículas cortam as fibras nas pisadas, diminuindo a vida útil do tapete. Para que isso não aconteça, passe aspirador diariamente no sentido da trama.

 

 

Almofadas

Nesta estação é muito interessante usar diversas almofadas nos sofás e camas, pois climatizam o ambiente e são muito receptivas. Existem almofadas de diversos tipos de materiais, estampas e cores, e não há mistério na hora de usá-las. Por serem pequenas e facilmente deslocáveis, você pode arriscar sem medo!

A mistura de estampas é uma tendência na decoração. Cada almofada pode, sim, ter um padrão diferente da outra. Na hora de compor o mix, para não sobrecarregar o ambiente, a alternativa é escolher uma cor predominante para estar presente em todos os objetos estampados.

Os ambientes que andam meio apagados e sem muita vida podem ganhar um visual completamente diferente com as almofadas de cores vivas. Usar essas peças na decoração é um segredo para mudar sem ter que alterar móveis e pintura.

O que há de mais quente são as tendências felpudas, assim como indicamos no caso dos tapetes. Pelúcias e peles fake estão sendo muito utilizadas neste inverno.

O veludo também voltou a estar nas decorações, com um toque macio e nuances misteriosas. Cores mais fortes são perfeitas neste tipo de material e dão um toque profundo e irresistível ao local, mas as cores mais claras também tem seu charme e dão um toque de suavidade incomparável.

Uma outra questão importante é a proporção e tamanho das almofadas. A maioria delas é quadrada ou retangular, mas o mais importante é a medida e proporção adequadas para cada tipo de sofá. Uma almofada muito grande em um sofá de linhas minimalistas pode deixar o ambiente muito pesado e parecer excessivo, influenciando no resultado final da decoração. Na cama, essa proporção já é mais versátil.

A almofada muitas vezes é composta de duas partes: a capa e o recheio. Os dois tem que ser do mesmo tamanho. Muitas das capas possuem ziper ou botões, e podem ser lavados juntos, sendo necessário verificar as recomendações de cada fabricante para não estragar. De tempos em tempos pode ser interessante trocar o recheio.

 

 

Puff’s

Os puff’s são sempre uma excelente opção na decoração, principalmente quando seu espaço não for tão amplo. O mais incrível é que eles são muito versáteis e você pode usá-los em diversos locais, de várias maneiras diferentes e em cores, estampas e formatos variados.

Dependendo de como for a superfície, o puff pode atuar como uma mesinha de apoio, no centro da sua sala por exemplo.

Seu uso não é mais restrito a um simples assento. Atualmente são muito mais utilizados como um descanso para os pés e até mesmo como um baú.

Uma ótima ideia para estes dias mais frios, é substituir as cadeiras da mesa de jantar pelos puff’s, já que existem de diferentes formatos que podem facilmente se adequar e também há a vantagem de serem mais quentinhos e confortáveis fazendo com que as refeições sejam mais prazerosas em família.

Existem algumas opções desmontáveis também, que trazem mais praticidade e rapidez na hora de receber visitas.

 

 

Para escolher as cores que irá usar, tenha em mente a sensação do que gostaria de passar e sentir no ambiente. Cores escuras e tons fechados deixam o lugar mais quente e são perfeitos para o inverno. Se não quiser ousar nas cores, opte por um tom sobre tom, ou até mesmo objetos das mesmas cores, porém com texturas variadas.

Para os dias mais frios, pequenos “truques” ajudam a deixar a casa mais quente. Cores como caramelo, marrom e laranja deixam a casa mais ‘confortável’, pois a sensação que as cores despertam é de um efeito caloroso e vibrante.

 

Gostou das inspirações e dicas?

Comente abaixo dizendo o que mais chamou sua atenção e quais outras dicas gostaria de ver aqui. Sua participação é muito importante para nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *