Primavera o ano todo !

Primavera o ano todo: Como decorar sua casa com a beleza das flores

Arranjos de flores naturais tem o poder de deixar os ambientes bonitos, sofisticados e cheios de charme. Além disso, flores frescas trazem a típica sensação de acolhimento e conforto para o lar.

Neste artigo, daremos dicas de como deixar sua casa no clima da primavera e ensinar quais são as melhores flores para interior.

Primavera o ano todo !

Benefícios para a saúde

Uma pesquisa da Flowers and Plants Association mostrou que algumas espécies de flores, como lírios e rosas liberam substâncias químicas que estimulam a produção de endorfina, hormônio responsável por suscitar sensações de tranquilidade e bem-estar.

Além disso, cuidar das flores e se dedicar a criar um cantinho especial para elas pode ser uma atividade muito relaxante e terapêutica.

Manusear as sementes, sentir a terra úmida na ponta dos dedos e podar os ramos funciona muito bem no alívio do stress e da ansiedade, complementando tratamentos clínicos convencionais e estimulando a interação das pessoas que sofrem com quadros de depressão e outros tipos de problemas psicológicos.

O encanto proporcionado pelo cuidado com as flores diminui sentimentos negativos e faz com que a positividade prevaleça na sua rotina.

Alguns exemplos de flores delicadas e coloridas que tem esse poder de alegrar o ambiente são as tradicionais margaridas, orquídeas, flor-de-maio, tulipas e violetas.

Margaridas

 

Primavera o ano todo !
Orquídeas

Algumas flores também são purificadoras de ar. Elas absorvem toxinas, contribuindo assim para a limpeza. Isso acontece pois, como sabemos desde os tempos da escola, as plantas capturam o gás carbônico do ambiente e devolvem oxigênio para a atmosfera. Trazer esse benefício para dentro de casa ao mesmo tempo em que a deixa mais bonita é uma ótima vantagem.

O ar puro é essencial para a saúde de todos e reduz os problemas respiratórios, como asma, bronquite e alergias, além de melhorar muito a qualidade do sono.

Seguem alguns exemplos de flores purificadoras de ar:

  • Lírio da Paz

É uma das poucas plantas purificadoras de ar que possui flor. Portanto, ela é ótima para decoração! É de fácil manutenção e multiplica-se facilmente pelas numerosas mudas que se formam junto à planta original, as quais podem ser separadas da planta mãe em qualquer época.

 

 

  • Gérberas

Ótimas para locais como a lavanderia ou o quarto, pois são muito boas para remover tricloroetileno (encontrado em produtos para roupa) e benzeno do ar. Com flores lindas e coloridas, esta espécie necessita de bastante sol, então o ideal é deixa-las próximas às janelas. A multiplicação se dá por sementes postas a germinar no começo do outono, ou por mudas obtidas por divisão das plantas no final do inverno.

 

Primavera o ano todo !

 

Como usar as flores na decoração

Você pode distribuir as flores no ambiente de várias formas. Pode escolher uma espécie em que a cor combine com o estilo do cômodo ou até mesmo alguma em que a cor se destaque, dando mais vivacidade ao local.

 

Primavera o ano todo !

 

Há também a opção de colocar as flores em vasos decorativos, onde você poderá “brincar” escolhendo o melhor tipo, design e originalidade.

 

Primavera o ano todo !

Primavera o ano todo !

 

Flores grandes e mais compridas se encaixam muito bem em ambientes amplos, pois elas preenchem a decoração com perfeição e leveza.

 

Primavera o ano todo !

 

Flores aromáticas

Existem diversas flores perfumadas e estas devem ser evitadas em certos locais. O quarto, por ser um ambiente mais fechado, não é indicado para se colocar flores muito aromáticas pois pode causar enjoos, atrapalhar o sono e até mesmo provocar alergias.

A cozinha também não é uma boa opção, visto que pode influenciar no sabor dos alimentos.

O ideal é que estas flores com perfume fiquem em ambientes mais amplos e arejados, como a sala de estar por exemplo, onde seu aroma é muito bem-vindo.

 

Primavera o ano todo !

 

Em uma mesa de apoio, buffet ou mesa de jantar, o arranjo de flores ajuda a dar mais alegria a um móvel neutro e com poucos elementos. Além das flores considere usar também folhagens e botões, que dão um toque a mais.

 

Primavera o ano todo !

Primavera o ano todo !

 

Usar flores de espécies e cores diferentes também pode ser um bom truque para conseguir um arranjo descolado e contemporâneo que não brigue com os outros elementos do cômodo.

O contraste é bem bonito e o visual não fica pesado.

Mas lembre-se: No caso dos arranjos estarem em uma mesa de jantar, na hora das refeições eles devem ser retirados e colocados em outros locais, em móveis temporários, mas que também possam ser decorados por eles.

 

Primavera o ano todo !

Primavera o ano todo !

 

Uma dica importante: Se você não puder plantar suas flores em casa e precisar compra-las, selecione as que estiverem ainda fechadas. Mas caso queira compra-las já abertas, opte pelas de caule curto e não deixe de observar o estado das pétalas e folhas, pois se estiverem com manchas, já se encontram em fase de deterioração.

 

Primavera o ano todo !

 

Você também pode colocar flores em seu quarto (não as aromáticas, como dissemos anteriormente). Neste caso, opte pelas flores menores e mais delicadas, em vasos mais discretos. As purificadoras de ar são uma ótima escolha nesse caso, ou simplesmente flores mais tradicionais e simples apenas para enfeitar e trazer um pouco mais de aconchego ao seu cantinho.

 

Primavera o ano todo !

Primavera o ano todo !

 

Sem medo de flores e plantas… use e abuse ! Elas deixarão sua casa com um clima de natureza muito aconchegante. Funcionam bem para qualquer casa, seja no campo ou na cidade e ainda melhoram a sua qualidade de vida. Então mãos à obra !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *