Tijolo aparente: Como deixar a casa moderna, elegante e versátil !

As estações mudam, os anos passam e as tendências de decoração se transformam cada vez mais. O ano de 2017 está repleto delas, e neste artigo falaremos sobre uma em particular: A tendência dos tijolinhos aparentes. Quem sabe uma de nossas dicas não é exatamente o que você procura para renovar a aparência do lar?

Atemporal e de beleza única, o tijolo aparente pode ser usado sem restrição alguma, nos mais diferentes ambientes da casa. Do banheiro a fachada, traz facilmente um ar rústico e descolado.

É uma matéria prima riquíssima para deixar qualquer ambiente incrível e com um estilo personalizado.

Charmosos e versáteis, eles são capazes de se adaptar a qualquer estilo. E se você não quiser descascar a parede para deixá-los à vista, há a opção de usar um papel de parede inspirado no revestimento. São bem reais e parecidos com os verdadeiros tijolinhos, com a vantagem da praticidade.

 

 

Antigamente conhecidos como “tijolinho à vista”, hoje podem ser encontrados em construções mais modernas, trazendo um aspecto mais contemporâneo e cheio de personalidade.

Os tamanhos e tipos se multiplicaram e novas cores já são oferecidas no mercado. As cores mais comuns são em tonalidades de vermelho e laranja, mas existem peças mais claras (meio rosadas), tabaco, café, preto…

A união com outros artigos decorativos, como espelhos, estantes, luminárias, ornamentos metálicos, pode trazer um ar mais descolado ou mais aconchegante, dependendo da forma com que você escolher harmonizar. Quadrinhos descontraídos também são muito bem-vindos.

 

 

Os tijolos podem ser personalizados de diversas formas :

 

– Naturalmente sem reboco, ótimos para receber objetos de cores mais fortes e vivas;

– Pintados de branco, com uma aparência que deixa o ambiente mais clean, leve e delicado;

– Texturizados artesanalmente, feitos um a um com traços e desenhos personalizados;

– Cores mescladas;

– Patinado, em que é passado o reboco e retirado de forma desigual, para que os tijolos possam aparecer parcialmente;

 

Vantagens e Desvantagens dos tijolinhos aparentes

 

Dentre as suas principais vantagens estão a resistência e durabilidade; o conforto térmico e acústico; baixo custo; a versatilidade dos blocos que podem ser usados como estrutura e acabamento; a atemporalidade, pois nunca saem de moda.

Como desvantagem: sujam facilmente em áreas externas; os tamanhos e as cores mudam bastante, então deve-se calcular a quantidade necessária e comprar de um só fornecedor. Quando utilizado em áreas externas, compondo canteiros ou varandas, é importante notar que manutenções constantes serão necessárias e, também, deve-se atentar para a realização de acabamento impermeabilizado, contra umidade, para evitar o aparecimento de fungos e limo e retardar o desgaste do material.

Os tijolos podem ser o detalhe que trará equilíbrio a ambientes modernos e contemporâneos. Selecionamos diversos espaços decorados com o tijolo à vista para você se inspirar !

 

Na sala

 

 

No quarto

 

 

Na Cozinha

 

 

No banheiro

 

Home office

 

Área externa

 

 

Como dissemos anteriormente, é possível revestir com papéis de parede que imitam o real, eles são facilmente encontrados em lojas de artigos de decoração.

Se você preferir, pode optar também por adquirir plaquetas, que combinadas ao tipo de junta de seu gosto, simulam muito bem o material.

Mas caso você ainda não sinta tanta segurança para ousar numa parede inteira, saiba que o tijolo aparente também pode ser usado como detalhe em parte de paredes ou pilares.

 

 

Difícil mesmo é não se apaixonar pelos tijolinhos à vista. Escolha o que mais combina com você e mãos à obra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *